Nicolly Bueno

Nicolly Bueno
CONTATO: editorabueno@hotmail.com

quarta-feira, 5 de abril de 2017

V “PRÊMIO “VINÍCIUS DE MORAES” – CONCURSO DE POESIAS 2017

O Prêmio “Vinícius de Moraes” – Concurso de Poesias foi criado em 2013, ano do centenário do poeta, cantor e compositor brasileiro Marcus Vinícius de Moraes, nascido em 19 de outubro de 1913. Por iniciativa da escritora e editora Nicolly Bueno, o projeto foi desenvolvido com o apoio dos escritores Aparecido de Melo, Ari Florentino da Silva, Ada Roque e Arlinda Garcia de Oliveira Marques, todos integrantes da Academia Venceslauense de Letras, os quais formaram a Comissão Organizadora do concurso nos anos de 2013; 2014 e 2015. Em 2016, o concurso foi promovido pelo Centro Cultural “Salvador Lopes” e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
A partir de 2017, o “Prêmio Vinícius de Moraes” será de exclusiva responsabilidade da Editora Nicolly Bueno, a qual poderá fazer parcerias com entidades e/ou associações literárias de Presidente Venceslau – SP ou de outras cidades da região. Desde então, o concurso de poesias será realizado anualmente, de acordo com o presente regulamento.

REGULAMENTO

            O Concurso de Poesias “Prêmio Vinícius de Moraes” é uma iniciativa e realização da Editora e Produtora Cultural Nicolly Bueno (CNPJ: 18.623.723/0001-02) e destina-se a autores brasileiros, residentes em qualquer parte do território nacional. Tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura, visando incentivar o gosto pela poesia, não somente através da leitura, mas também pela escrita, além de enaltecer a vida literária de Vinícius de Moraes.
 A critério da produtora cultural, poderá ser formada uma Comissão Organizadora e uma Comissão Julgadora composta de, no mínimo, 3 (três) membros de renomado prestígio intelectual e literário, com a finalidade de avaliar os trabalhos inscritos, e eleger a melhor poesia do concurso, além de solucionar os casos omissos deste regulamento, se houverem.
As inscrições serão aceitas mediante as seguintes normas deste regulamento:

1 – DOS CANDIDATOS

Poderão participar do “Prêmio Vinícius de Moraes”, autores inéditos e/ou profissionais, com idade acima de 16 anos, residentes em qualquer município brasileiro. Autores premiados e/ou classificados em edições anteriores também poderão concorrer desde que a poesia não seja a mesma.

2 – DAS INSCRIÇÕES

A inscrição dar-se-á mediante encaminhamento das poesias SOMENTE através da Internet, para o email: editorabueno@hotmail.com.
Cada participante poderá inscrever até 3 (três) poesias, assinadas apenas com pseudônimo. Cada poesia deverá ser digitada, fonte Arial, tamanho 12 e ter no máximo uma lauda no tamanho A4. Em outro email, o autor deverá enviar seus dados pessoais como nome completo, data de nascimento, endereço para correspondência, CEP, telefone para contato, nome das poesias inscritas, o pseudônimo e um breve currículo. É vedada a co-autoria, ou seja, mais de um autor para a mesma poesia.

3 – DO PRAZO PARA AS INSCRIÇÕES

As inscrições serão recebidas pelo email editorabueno@hotmail.com durante o período de 10 de abril de 2017 a 30 de junho de 2017. Todos os anos em que o concurso for realizado será respeitado o mesmo prazo para início e término das inscrições.

4 – DO JULGAMENTO

Os trabalhos inscritos serão submetidos, para análise e classificação, à Comissão Julgadora constituída por pessoas com reconhecida capacidade intelectual, cuja decisão será soberana, não cabendo qualquer recurso quanto resultado por ela apontado.
As poesias serão julgadas com base nos critérios de criatividade, qualidade técnica do texto, poeticidade, domínio da língua portuguesa e respeito ao limite de uma lauda.
O Troféu “Vinícius de Moraes” será entregue para a melhor poesia do ano. A comissão julgadora poderá, a seu critério, conceder placas de Menção Honrosa para as poesias classificadas em 2º e 3º lugares e ainda selecionar outras poesias para compor uma antologia poética.
O troféu é exclusivo ao nosso concurso, com design personalizado e produzido pela Zanoello Troféus (empresa localizada em Lages – SC).
Os autores selecionados serão notificados por meio de correspondência pessoal (email ou carta) e o resultado final será divulgado pelo facebook, na “Nicolly Bueno Editora”, bem como na imprensa local no dia 20 de agosto de 2017.

4 – DA PREMIAÇÃO

           Serão selecionadas 3 (três) poesias. O autor da poesia vencedora receberá o TROFÉU VINÍCIUS DE MORAES. Os autores classificados em 2º e 3º lugares receberão placas de Honra ao Mérito. Os três primeiros autores classificados obrigam-se a comparecerem para a entrega da premiação, podendo ser desclassificados caso não apresentem justificativa prévia por escrito. Se, porventura, autores de outros Estados forem classificados, poderão receber o troféu ou a placa por correio.
Os trabalhos classificados poderão ser publicados em antologia, a título de divulgação, sem o pagamento de direitos autorais em dinheiro para a edição da antologia, caso seja editada, por meio de patrocínio ou produção coletiva entre os autores interessados.
            A solenidade de premiação será divulgada junto com o resultado final e ocorrerá sempre em outubro, mês do aniversário do escritor homenageado; com local a ser definido pelos organizadores.

5 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

É vetada a participação de pessoas envolvidas na Comissão Organizadora e na Comissão Julgadora.
Ao fazer a inscrição, o Autor estará concordando com as regras do concurso, inclusive autorizando a publicação da obra na antologia poética, jornais, blog e demais meios de comunicação e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.
Os casos omissos serão analisados e decididos pelo corpo de jurados do presente concurso. Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução dos poemas concorrentes, os quais serão incinerados após o concurso.
Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo email do concurso.


Presidente Venceslau, 05 de abril 2017.




REALIZAÇÃO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário